A Raínha das Proteínas


Neste artigo quero te ajudar a entender praticamente tudo sobre a rainha das proteínas, a Whey Protein. O artigo é um pouco longo é verdade, mas vai valer a pena.

A whey protein ao lado da creatina, são os suplementos mais estudados por pesquisadores no mundo.  Mas o que é a Whey Protein? É a proteína extraída do soro do leite por meio de processo industrial especial que possibilita a obtenção de uma alta concentração de proteínas.

COMO A WHEY PROTEIN AGE NO NOSSO CORPO? 

A whey age na reparação do músculo, que sofre microlesões durante os treinos. A whey ajuda na reparação das fibras, que ficam maiores e mais fortes.

QUAIS OS OUTROS BENEFÍCIOS DO WHEY? SÃO ELES:

- Aumento da massa muscular;
- Melhora da saúde óssea;
- Gera saciedade e ajuda no emagrecimento;
- É uma rápida fonte de aminoácidos;
- Melhora do sistema imunológico;
- Manutenção da massa magra.


QUAL A FORMA CORRETA DE CONSUMIR A WHEY PROTEIN?


Como a whey protein é uma proteína, e para quem busca o ganho de massa muscular é essencial consumir proteína em todas as refeições do dia, há a possibilidade de utilizar a whey protein em algumas delas.

A principal é sem dúvidas no pós-treino. É neste momento que o seu corpo após sofrer o rompimento das fibras musculares está necessitando de um grande aporte proteico. E é aqui que o whey protein se destaca, pois é uma proteína de rápida absorção.

Dica: Para melhorar a absorção da proteína e a reparação das fibras, combine a whey a um carboidrato de rápida absorção, como a Dextrose e/ou a Waximaize. O carboidrato irá repor as reservas de glicogênio muscular que são utilizadas durante o treino e evitará que seu corpo utilize a whey também para isso, focando o uso da whey protein somente para a recuperação muscular.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE WHEY?

- Whey Protein Isolada:
mais puro e com alta concentração proteica, 90% ou mais, além de pouca gordura e lactose. O processo de filtração da proteína isolada é mais rígido, eliminando colesterol, gorduras, lactose e hidratos de carbono, por isso os níveis de proteína acabam sendo maiores. A proteína do soro de leite isolada auxilia na definição e construção muscular, sendo considerada uma proteína completa.

- Whey Protein Concentrado: conforme os níveis de proteína diminuem, os volumes de gordura e lactose, normalmente, aumentam. Pelo fato de seu processo de filtragem ser mínimo, conservam-se frações mais benéficas da proteína. Recomenda-se seu consumo para dietas com objetivo de ganho de massa muscular.


- Whey Protein Hidrolisada: por um processo chamado hidrólise, as cadeias de proteína são quebradas em segmentos ainda menores, chamados peptídeos, garantindo maior velocidade de absorção. É proteína de alta qualidade com menor possibilidade de provocar reações alérgicas.

Uma ótima opção no mercado são os Blends compostos pelas três filtragens de whey protein ou por pelo menos duas delas, são as famosas Whey 3W ou 2W. São produtos de ótima qualidade e que hoje se destacam no mercado.

CUIDADO!

Agora você sabe que existem somente 3 filtragens de Whey não é mesmo? Mas se você procurar, irá encontrar até whey 5W. Mas não existem 5 filtragens de whey, isto é uma "jogada" para impressionar aqueles que não dominam a informação e "aumentar" a percepção de "qualidade" do cliente frente ao produto. Muitas vezes estes Whey contém além das 3 filtragens outras 2 fontes de proteína que não são whey protein, e aqui é onde a qualidade do produto pode ser comprometida, então fique atento.

QUEM PODE COMSUMIR WHEY PROTEIN?

Praticantes de atividade física em geral e principalmente de musculação, necessitam de um grande aporte proteico de qualidade, o whey protein pode garantir este aporte de forma prática e rápida.

Quanto a quantidade a ser consumida, isso varia conforme a necessidade de cada pessoa. O profissional de nutrição pode lhe auxiliar na quantidade e no tipo de whey protein que vai se adequar a suas necessidades.

Lembre-se! o ganho de massa muscular é um processo contínuo que exige uma rotina de treinos, alimentação adequada, descanso e disciplina. Esqueça as dietas milagrosas e mude o seu estilo de vida. 


Fonte:
Giovana Guido – Nutricionista Clinica e Esportiva.



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